por favor aguarde. Estamos a processar o seu perfil desportivo
Fique a conhecer atletas, instalações, profissionais e instituições desportivas que se encontram perto de si!

Notícias

Diretório Desportivo ao serviço de todos

PROJETO INFORMÁTICO SUPORTA TODO O SISTEMA DESPORTIVO REGIONAL

Um abrangente projecto informático, designado de Directório Desportivo (DD), dá corpo ao sítio na internet www.diretoriodesportivo.pt e integrará um manancial de informações que relaciona tudo o que suporta o sistema desportivo regional.

Bruno Gouveia é o autor do projecto e ao DIÁRIO explicou que a génese do mesmo: “Assenta na resposta à questão ‘quem é quem no desporto regional?’, que se foi desenvolvendo e atingiu uma magnitude gigantesca, porque abarca agentes desportivos, clubes, associações de modalidade, instalações desportivas, profissionais e empresas, tudo isto integrado num complexo sistema informático, desenvolvido por Bruno Monteiro.”

A complexidade estrutural deste projecto é explicada por Bruno Gouveia da seguinte forma: “Didaticamente separamos tudo, mas tudo está interrelacionado. Vejamos um breve exemplo: um atleta está ligado a uma equipa e a um clube e relaciona-se com uma modalidade. Esta relaciona-se com uma associação. A modalidade é praticada num ou vários concelhos e em distintas instalações desportivas. É esta interligação de variáveis distintas, onde cabem dezenas de modalidades, milhares de agentes desportivos, centenas de instituições e quase um milhar de instalações desportivas que gera este intrincado sistema”.

Bruno Gouveia adiantou também que o DD segue o seguinte lema: “As estatísticas revelam números, o Diretório valoriza pessoas. Valoriza também a atividade desportiva, através de um portal que queremos tornar na referência centralizadora da informação desportiva.”

Melhor experiência ao utilizador

Do ponto de vista informático, Bruno Monteiro refere que “o website está desenvolvido para oferecer a melhor experiência ao utilizador, pois ambientes e experiências customizadas foram projetadas para multidispositivos”.

Bruno Monteiro acentuou que “foram tomadas diversas considerações a elementos de interação, tais como botões de ação, para que através do toque oferecessem uma experiência mais fluída, respeitando os standards do tamanho ‘dedo humano’ para este tipo de elementos. Por outro lado, utilizamos um sistema de gestão de conteúdos ‘user friendly’ que permite a qualquer membro do DD atualizar o seu perfil em qualquer parte do mundo, através de qualquer dispositivo em utilização – smartphones, tablets, portáteis, etc”, destacou, referindo ainda que “foi estudado e costumizado um sistema de adesão à plataforma em três passos, para além de ser implementado um sistema profissional de newsletters que acompanha toda a movimentação no website”.

Agentes desportivos apoiados

Para os agentes desportivos, Bruno Gouveia explica que “o DD poderá ser visto como uma rede social”. A grande e inovadora diferença situa-se nas possibilidades de estruturar os conteúdos a colocar. Enquanto as redes sociais funcionam como um rolo que se desenrola com o incremento de conteúdos, a conta pessoal do DD funciona exatamente como um site, onde atletas, treinadores, etc., comunicarão os seus feitos desportivos através de fotos, vídeos, ou quaisquer outros suportes informáticos, anexar notícias publicadas ou mesmo colocarem as suas opiniões”, contou.

Para além dos conteúdos livremente inseridos, “os perfis dos agentes desportivos possuem uma faceta diretamente associada à sua modalidade, que é gerada quando o agente adere e que se relaciona com as especificidades próprias de cada modalidade”. Acerca do modo como os utilizadores do DD acedem aos agentes desportivos, o gestor explica que “existirão distintos modos de filtragem das informações, por género, escalão etário, modalidade, concelho, clube, etc. e isso é válido para todas as categorias da base de dados”.

Clubes e associações valorizados

As instituições desportivas ocupam o topo das estruturas que suportam um dos modos de chegar aos agentes desportivos. Para as que não possuem sítio na internet o DD oferece essa potencialidade.

“Comunicar através da rede social ou blog é ineficaz. O DD, possuindo um potencial centralizador e diferenciador da informação desportiva da Madeira, permitirá uma maior eficiência na comunicação das instituições desportivas. Pretende-se evitar a utilização de plataformas com funcionalidades limitadas e desadequadas às funções das instituições”, frisou Bruno Gouveia.

Para suprir essas necessidades de comunicação, o DD disponibilizará espaços  que, segundo Bruno Gouveia “serão sites autónomos dentro do Diretório. Estes servirão os seus públicos-alvo e tornar-se-ão agentes de publicitação das atividades desenvolvidas junto da população”.

Empresas e profissionais

Dado que o DD agregará tudo o que se relaciona com desporto, foi projetado espaço para que profissionais de diversas áreas, que direta ou indiretamente desenvolvam a sua atividade junto de desportistas, ou com desportistas, potencializem a sua comunicação.

Bruno Gouveia exemplifica: “se um atleta lesionado necessita de um ortopedista, ou um massagista, tem a possibilidade de o encontrar na base de dados específica desta vertente do DD, que é disponibilizar, por sector de atividade, o profissional que necessita”.

Analogamente aos profissionais, também as empresas poderão estar presentes no projeto informático. Esta vertente do DD “destina-se a facilitar os agentes desportivos na busca por empresas que os possam auxiliar na prática desportiva, como ginásios, clínicas médicas ou empresas de comercialização de equipamento. Por outro lado, será um excelente meio das empresas comunicarem a sua existência, e dos produtos e serviços, junto do seu mercado potencial”, afirma Bruno Gouveia.

Instalações desportivas

Registe-se também que está criada uma base de dados que permitirá aos utilizadores conhecerem toda a tipologia de instalações desportivas da Região, com informações descritivas de cada uma delas.

Um visitante poderá conhecer as instalações desportivas de um concelho ou, através de uma filtragem específica, ter acesso a apenas uma tipologia de instalações, num concelho ou em toda a Região.

Ligação às redes sociais

A finalizar, Bruno Gouveia realçou que “todos os registos realizados no DD terão a possibilidade de acesso às redes sociais. Sempre que um agente ou instituição desportiva insira algo no seu espaço do Diretório, essa informação é automaticamente ligada à rede social, caso aqueles a possuam”, salientou.

A página que o Diretório Desportivo terá no Facebook servirá “para uma comunicação bidirecional. Emitiremos informações que sublinhem a dinâmica do Diretório e receberemos informações que nos coloquem numa rota de permanente ajuste às necessidades dos membros”, finalizou.

Ligações relacionadas

Iniciar sessão

×

Ligue-se com a sua rede social:

Ou através da sua conta DD

Esqueceu a password?

Perdeu algo?

Introduza o seu nome de utilizador ou email para recuperar a sua password.

×

Atenção!

Acabámos de lhe enviar um email.

Por favor, verifique o seu email para recuperar a sua password.

×

Pretende contactar Diretório Desportivo ao serviço de todos?

×

A carregar...

×