por favor aguarde. Estamos a processar o seu perfil desportivo
Fique a conhecer atletas, instalações, profissionais e instituições desportivas que se encontram perto de si!

Clube Naval do Funchal

O Clube Naval do Funchal é uma associação desportiva, recreativa e de instrução, que tem como objetivo principal o desenvolvimento, junto dos seus associados, do gosto pela prática do desporto, sobretudo náutico, e proporcionar aos seus visitantes o acesso às atividades que o clube desenvolve.

Foi fundado a 1 de maio de 1952 e ao longo de pouco mais que meio século de existência tem desenvolvido um papel importantíssimo no incentivo e apoio aos desportos náuticos, tanto a nível regional, como nacional, tendo, inclusivamente, atletas seus representantes, em competições de nível internacional, onde se destacam as participações nas Olimpíadas de Seoul em 1988, Barcelona em 1992 e Pequim em 2008.

A atividade do Clube Naval do Funchal iniciou-se com sede provisória na Capitania do Porto do Funchal, avançando, de seguida, com a construção de um posto náutico em São Lázaro, então constituído por um barracão e um pequeno cais sobre pontões de madeira.

Para a sede foi escolhida e arrendada a Quinta Calaça, uma milha a oeste de São Lázaro, na baía que deu nome à Quinta, seguindo-se a construção de dois acostáveis e uma pequena piscina.

Os serviços, provisórios, da secretaria do clube, após a fase da comissão instaladora, transitaram para o escritório da Empresa Baleeira da Madeira, na Avenida do Mar, mudando para a Quinta Calaça, e posteriormente para o Posto Náutico de São Lázaro, zona onde permaneceu até novembro de 2000.

Entretanto, uma das primeiras iniciativas do Clube Naval do Funchal foi a formação do pessoal adepto das lides náuticas. Avançaram os cursos amadores, de principiantes, marinheiros e patrões de costa e, um ano após a sua fundação, o clube já possuía vários associados habilitados a comandarem embarcações de recreio dentro dos limites marítimos da Região Autónoma da Madeira.

Porém, pode dizer-se que foi a realização da I Regata Oceânica Lisboa/Madeira, realizada em julho de 1950 o motivo principal para o surgimento, em maio de 1952, do Clube Naval do Funchal.

Nos anos 50, logo depois da I Guerra Mundial, aumentou o rumo ao mar entre os desportistas madeirenses. Havia natação nas piscinas públicas do Lido e Barreirinha, realizavam-se jogos de Pólo Aquático, haviam as travessias Cais do Funchal/Lazareto e outras dentro do molhe do porto do Funchal.

Em 1954 realizou-se a II Regata Oceânica Lisboa/Madeira, com o Clube Naval do Funchal tomando parte na organização do evento. O Albatroz foi, tal como na primeira edição do evento, o primeiro iate a chegar à Madeira. Ressalve-se que as regatas oceânicas têm a classificação final apurada com “abonos”, após correção de tempos. Deste modo, o vencedor da primeira edição foi o iate Ribamar, enquanto que na segunda edição, em tempo corrigido, o vencedor foi o Zeevalk.

Os velejadores do Clube Naval o Funchal viriam a desforrar-se com o pequeno iate madeirense Bravo, vencedor em tempo corrigido da terceira edição da prova que foi disputada em 1967.

A quarta e última edição da Regata Oceânica Lisboa/Madeira aconteceu em 2002, aquando da realização do cinquentenário do clube, tendo o iate Azurra batido o recorde da travessia e o iate Ya Man, do Clube Naval do Funchal, de Nuno Rodrigues, vencido em tempo corrigido.

A 27 de setembro de 1952 decorreu no Paúl do Mar o I Concurso de Caça Submarina da Madeira, organizado pela instituição. João Borges foi o vencedor, e o pescado capturado entregue a famílias carenciadas da localidade. Os 15 concorrentes pescaram 160 kg de peixe. A Madeira foi um dos primeiros locais em Portugal, e na Europa, a realizar provas de Caça Submarina.

Em agosto de1956, o Comandante Jacques-Yves Costeau, a convite do Clube Naval do Funchal, proferiu uma conferência em que abordou o mundo submarino e os oceanos. Ele encontrava-se na Madeira com o seu navio de investigação Calypso.

Em setembro de 1956, António Ribeiro, um dos sócios fundadores do clube, integrou a equipa portuguesa que participou, pela primeira vez, num concurso internacional de Pesca que decorreu na Nova Escócia, Canadá.

Em junho de 1969 o Clube Naval do Funchal organiza o I Curso de Mergulho Amador, com a participação de 40 candidatos.

Concursos de pesca, em terra e no mar, campeonatos internacionais de pesca à linha e caça submarina, assim como concursos de escafandros e mergulho concretizaram-se em iniciativas do Clube Naval do Funchal.

Em 1957 o clube deu a sua colaboração para a realização na Madeira do Campeonato Nacional de Vela, na classe Moth. Em 1958, pela primeira vez, os velejadores madeirenses do clube participaram no Campeonato Nacional de Moths e, também, no Campeonato Europeu. No “nacional”, entre cerca de quatro dezenas de concorrentes, o Clube Naval do Funchal classificou-se nos cinco primeiros lugares e no Europeu classificou-se em 10º lugar.

O Windsurf surge no clube no início da década de 80 do século passado. Na mesma década, o Clube Naval do Funchal arrancou, no seu espaço em São Lázaro, com as modalidades de Canoagem, Ginástica, Karaté e Judo.

A modalidade de Natação surge em meados dos anos oitenta, arrancando em moldes ambiciosos com a realização de várias competições e Grandes Prémios no Funchal, culminando com a presença do primeiro atleta madeirense a participar nos Jogos Olímpicos (Seul).

A ação da secção de Natação do Clube Naval do Funchal culminou com a construção do Complexo Desportivo do Clube Naval do Funchal, na Nazaré, em 1998. Este complexo desportivo não só se destina aos sócios do clube e familiares bem como à generalidade da população da Região Autónoma da Madeira.

Em 1990 é criado do Departamento de Atividades Subaquáticas e Pesca e em 1993 organizou-se o Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática (IV Fotosub), nos mares da Madeira, evento que o atleta do Clube Naval do Funchal, Pedro Gomes, obteve o 2º lugar. Em 1997 volta a organizar-se nos mares da Madeira o mesmo evento e o atleta Pedro Gomes atinge um marco histórico sagrando-se o campeão nacional de Fotografia Subaquática do Clube Naval do Funchal.

Em 1998 Pedro Gomes e Artur Silva participam no Campeonato do Mundo, na Noruega, e Portugal atinge a sua melhor classificação num evento internacional, com a obtenção de um 9º lugar na geral e 8º na categoria criativa.

Em 2000 foi reativada a secção de Pesca Desportiva, fruto de um conjunto de pessoas interessadas na modalidade. Um ano depois, a novel equipa do clube participa e vence o Campeonato Regional.

As atividades do Clube Naval do Funchal distribuem-se por diversas instalações, prestando uma variedade de serviços, alguns dos quais destinados à população em geral.

Equipas

Presentemente, sem ligações.

Instalações Desportivas

Presentemente, sem ligações.

Modalidades

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

  • Presidente

    Jorge Miguel Freitas Dias
  • Vice-Presidente

    Maria Graça Ferreira da Silva Moniz Costa e Silva
  • Secretário

    Filipa Maria de França Galvão Abreu Gomes
  • 1.º Vogal

    Joaquim Martins Barata da Silva
  • 2.º Vogal

    Paulo Henrique de Araújo

Direção

  • Presidente

    Teresa Mafalda G. Jardim de Freitas Araújo
  • Vice-Presidente

    Alexandre Bernardo Soveral Ferreira
  • Comodoro

    Martim Jones Cardoso
  • Vice-Comodoro

    Ângela Aveiro Figueira
  • Secretário

    Francisco Miguel Teixeira Félix Sousa
  • Tesoureiro

    Filipe Manuel Santos Caldeira da Silva
  • Director do Património

    Graciano David Caires de Sousa
  • Vogal

    Luís Nuno Ferreira da Silva Moniz
  • Vogal

    Manuel Ara Gouveia Gomes de Oliveira

Conselho Fiscal

  • Presidente

    Carlos António Lisboa Nunes
  • Vice-Presidente

    Emanuel Camacho Rodrigues Brás
  • Secretário

    Francisco Gonçalo Franco Rodrigues
  • Vogal

    Jaime António Gonçalves Ornelas Camacho
  • Vogal

    Maria da Paz Clode Figueira da Silva Freitas

Contactos

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Localização

Documentos

Notícias / Informações

Atividades Desportivas

Em atualização.

Iniciar sessão

×

Ligue-se com a sua rede social:

Ou através da sua conta DD

Esqueceu a password?

Perdeu algo?

Introduza o seu nome de utilizador ou email para recuperar a sua password.

×

Atenção!

Acabámos de lhe enviar um email.

Por favor, verifique o seu email para recuperar a sua password.

×

Pretende contactar Clube Naval do Funchal?

×

A carregar...

×