por favor aguarde. Estamos a processar o seu perfil desportivo
Fique a conhecer atletas, instalações, profissionais e instituições desportivas que se encontram perto de si!

Clube Desportivo “Os Especiais”

O Clube Desportivo “Os Especiais” dinamiza a prática desportiva federada para pessoas com deficiência.

Constituído em Fevereiro de 2002, o Clube Desportivo “Os Especiais” tem como finalidade o fomento e a prática de actividades desportivas para pessoas com deficiência desenvolvendo e promovendo para o efeito as seguintes modalidades: Basquetebol, Futebol-7, Atletismo e Ténis de Mesa (100deficiência intelectual); Basquetebol em Cadeira Rodas (deficiência motora); Boccia (paralisia cerebral) e Natação (deficiência auditiva).

O Clube Desportivo “Os Especiais” é associado na (FPDD) Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência; (ANDDI) (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual); ANDDEMOT (Associação Nacional Deficientes Motores), (PC-AND) Paralisia Nacional – Associação Nacional de Desporto e (ABM) Associação Basquetebol da Madeira. 

O Clube detém nos seus quadros 73 atletas distribuídos por várias modalidades. 

De âmbito nacional o Clube Desportivo “Os Especiais” participa no Campeonato Nacional de Basquetebol (equipas masc. e fem.), Campeonato Nacional de Futebol-7, Campeonatos Nacionais Individuais de Atletismo e Ténis de Mesa em parceria com ANDDI e no Campeonato Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (ANDDEMOT). 

No Basquetebol (deficiência intelectual), a equipa feminina conquistou o título de Campeã Nacional nas épocas 2003/04 e 2004/05 sendo objecto de Louvor por parte do Gov. Reg. da Madeira. 

De salientar que relativamente à equipa masc. de Basquetebol, o Clube participa a nível Regional nos Campeonatos Regionais através da Associação de Basquetebol da Madeira.

De âmbito nacional o Clube possui atletas que representam Portugal nos Jogos Paralímpicos, Campeonato do Mundo e Europa através das Selecções Nacionais de Basquetebol da ANDDI: Selecção masc. Alcides Fernandes, Duarte Araújo e Cristiano Correia. Selecção Fem. Eulália Santos; Fátima Carvalho; Lisandra Nunes, Cláudia Viveiros e Marília Fernandes. Selecção Nacional de Futebol-11: Pedro Vieira, Filipe Gonçalves e José Gonçalves. Selecção Nacional de Atletismo: Samuel Freitas e Selecção Nacional de Atletismo para Atletas com Síndrome Down: Francisco Gouveia e Ana Semente.

A nível Internacional, o Projecto Sidney’2000 e Atenas´2004 que se desenvolveu na Região Autónoma da Madeira (R.A.M.) com o apoio do Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira (IDRAM), Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER) e Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) acabou triunfando com a participação de dois atletas madeirenses do Clube Desportivo “Os Especiais” nos Jogos Paralímpicos de Sidney’ 2000 e Atenas’ 2004 (Alcides Fernandes) e Lino Rodrigues (nos Jogos Paralímpicos de Atenas’ 2004).

Equipas

Presentemente, sem ligações.

Instalações Desportivas

Presentemente, sem ligações.

Modalidades

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

    Direção

      Conselho Fiscal

        Contactos

        • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

        Localização

        Documentos

        Notícias / Informações

        Atividades Desportivas

        Em atualização.

        Iniciar sessão

        ×

        Ligue-se com a sua rede social:

        Ou através da sua conta DD

        Esqueceu a password?

        Perdeu algo?

        Introduza o seu nome de utilizador ou email para recuperar a sua password.

        ×

        Atenção!

        Acabámos de lhe enviar um email.

        Por favor, verifique o seu email para recuperar a sua password.

        ×

        Pretende contactar Clube Desportivo “Os Especiais”?

        ×

        A carregar...

        ×