por favor aguarde. Estamos a processar o seu perfil desportivo
Fique a conhecer atletas, instalações, profissionais e instituições desportivas que se encontram perto de si!

Aeroclube da Madeira

Na década de 70 do século passado uma notícia, publicada num matutino, apelava aos entusiastas da atividade aeronáutica a efetuar a sua inscrição objetivando a formação de um aeroclube. Para tal foram dadas indicações, mas a ideia não teve sucesso.

Anos mais tarde, mais precisamente a 9 de maio de 1976, um ex-mecânico da Força Aérea Portuguesa e docente na Escola Gonçalves Zarco, João Manuel Farinha, lançou uma ideia que objetivava obter equipamento aeronáutico para equipar uma escola do âmbito. O general Lemos Ferreira, um responsável da Força Aérea, e as entidades que tutelavam a educação na Região Autónoma da Madeira, fizeram desembarcar, de um avião de transporte, uma aeronave Dornier 27 e, posteriormente, um motor de T6 e uma turbina para ser cedido à escola para fins didáticos.

O equipamento foi montado no antigo “Batalhão”. Por esses anos, era ministro da República para a Região Autónoma da Madeira o general Lino Miguel, piloto-aviador da Força Aérea ,que, sabendo da existência dessa aeronave, inicialmente em boas condições de voo, lançou o repto a João Farinha para a formação de um aeroclube.

Em 1978 inicia-se a angariação de sócios e a 14 de fevereiro de 1980 dá-se a constituição legal do clube. De acordo com os seus princípios estatutários, que consistiam na divulgação e prática da atividade aeronáutica e para-aeronáutica, iniciou-se a atividade desportiva e de lazer, com cursos de construção e treino com aeromodelos de voo circular e um curso e prática de Parasailing de descida livre para a água, modalidade que derivava das técnicas de treino efetuadas por pilotos militares, caso se ejetassem das suas aeronaves.

Pelo ano de 1982, com a vinda do tenente-coronel piloto-aviador Jorge Gouveia, para adjunto do ministro da República, que continuava a apadrinhar este clube, iniciou-se um novo ciclo de consolidação e desenvolvimento. Jorge Gouveia reuniu os sócios e organizou o processo eleitoral onde foi eleito presidente da direção, cargo que desempenhou por sucessivos mandatos até 1995. Foi com ele se obtiveram as condições e apoios para a construção da atual sede, espaço onde estava guardado o citado avião DO27.

As modalidades já em prática, o Aeromodelismo e o Parasailing, tiveram novo incremento. Em 1984 foi introduzida a Asa-Delta, modalidade que concedeu ao clube representações em campeonatos nacionais e internacionais. Em 1990 surge o Parapente e em 1992 a Pilotagem de aviões com a realização do primeiro curso, em parceria com o Aeroclube de Torres Vedras.

A partir de 1995 os pilotos madeirenses passaram a ter a possibilidade de voar nos céus da sua região aquando da vinda do Cessna FTB 337 e depois o Chipmunk, ambos cedidos pela Força Aérea Portuguesa.

No âmbito do modelismo o clube acolheu o Automodelismo, modalidade que tem proporcionado resultados competitivos de projeção internacional.

Atualmente o Aeroclube da Madeira tem recursos humanos, dois aviões para instrução básica e treino de proficiência de voo que permitem cursos de pilotagem, e também outros equipamentos e estruturas logísticas para as suas atividades de voo e desportivas, seja federada, de lazer ou turística, para as diversas modalidades.

Equipas

Presentemente, sem ligações.

Instalações Desportivas

Presentemente, sem ligações.

Modalidades

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

    Direção

      Conselho Fiscal

        Contactos

        • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

        Localização

        Documentos

        Notícias / Informações

        Atividades Desportivas

        Em atualização.

        Iniciar sessão

        ×

        Ligue-se com a sua rede social:

        Ou através da sua conta DD

        Esqueceu a password?

        Perdeu algo?

        Introduza o seu nome de utilizador ou email para recuperar a sua password.

        ×

        Atenção!

        Acabámos de lhe enviar um email.

        Por favor, verifique o seu email para recuperar a sua password.

        ×

        Pretende contactar Aeroclube da Madeira?

        ×

        A carregar...

        ×